MuBE Museu Brasileiro da Escultura, San Paolo, Brasile
MARIANTONIETTA SULCANESE
Di Olívio Guedes (Direttore Culturale MuBE, Museo Brasileiro da Escultura – Curatore della mostra)
O tempo pede luz. Mariantonietta Sulcanese realizza em sua obras a relação dos acontecimentos no circunstancial. Trata estes fenômenos (do latim: estar à luz) com una compreensão luminar.
Sua captação da sensibilidade estabelece uma união entre: pretérito, presente e futuro, com isto, estabelecem uma intuição, no espaço/tempo ora col azul, ora cor vermelha. Colorista, transita por estas frequüências, estas ondas…Sete ondas que utilizza lhe dão possibilidades infinitas.
Trata as formas dentro de estados simbólicos semióticos que reluz a memória da pureza.
A memória da pureza surpreende o intelecto, trazendo o maravilhar do oriente. Oriente como orientação, foco no horizonte. Horizonte como algo visímas não palpável!
Mariantonietta presenta o extraordinário. Assenta em suas telas, um código/fonte que caminha como o vento planetário. Que esiste pela termodinâmica. O ser humano è sua temperatura, o seu tempo, o seu tempero.
Suas divisões, seus níveis, tratam de religações essenciais. A conduta, o procedimento, o caminhar de suas telas nos mostram um estado de transporte, para tanto, deslocamentos provenientes de vidas em princípios existencialistas no processo de autoconhecimento.
Formas simbólicas com proposições elementares de níveis de espírito.
Suas fonts são ações e relações com a causa. Assim, expressa uma composição verdadeira de segmentos de objetos com objetivos de uma irradiação oriunda da emoção.
Pulsa o coração com a emoção de uma reação intensa, não de um simplex desejo, mas, de uma vontade plena de inspirar.
Este estímulo completo torna-se corrispondente e proporciona momentos de “amorosidade” quanto à questão da qualidade de esperança de um estado eterno.
Mariantonietta Sulcanese realiza em suas obras seu mundo simbólico em um status de contemplação.
Dal catalogo della mostra TEMPO em PERCEPÇÃO
MuBE, Museo Brasileiro da Escultura – San Paolo (Brasile)
1/22 Aprile 2010